PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 41099 > 150 ANOS DE SANTOS DUMONT FAB PARTICIPA DE CERIMôNIA EM HOMENAGEM A SANTOS DUMONT NA ALESP

150 ANOS DE SANTOS DUMONT

FAB participa de cerimônia em homenagem a Santos Dumont na ALESP

Publicado: 2023-07-06 19:30:47
Sessão solene contou com a presença do Comandante do IV COMAR

A Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) realizou uma homenagem ao Sesquicentenário do Pai da Aviação. Na sessão solene, realizada no dia 30/06, estiveram presentes o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Desembargador Ricardo Mair Anafe, e o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, além de outras autoridades civis e militares. O evento também contou com a participação do sobrinho-bisneto de Santos Dumont, Marcos Villares.

Em seu discurso, o Comandante do IV COMAR ressaltou a coragem e o compromisso de Santos Dumont no que se refere ao progresso tecnológico e à democracia. “Ao longo de sua vida, ele demonstrou profundo compromisso com a igualdade de direitos. Por meio de suas ações e posicionamentos tornou-se uma voz ativa em favor da liberdade e justiça social. Ele acreditava que o progresso tecnológico deveria servir ao bem-estar de todos e não apenas de uma elite privilegiada. Suas previsões apontavam que, por meio da aviação, os obstáculos de tempo e da distância seriam removidos, permitindo que países distantes se encontrassem, vencendo pelo ar quaisquer barreiras naturais”, expressou o Oficial-General.

Durante a cerimônia, a Banda de Música da Base Aérea de São Paulo executou o Hino Nacional e os presentes também tiveram a oportunidade de assistir ao vídeo institucional sobre a história do Pai da Aviação. 

O sobrinho-bisneto de Santos Dumont, Marcos Villares, por sua vez, demonstrou a importância de manter vivo o legado do seu antecessor. “É de grande importância o trabalho que a Força Aérea está realizando para celebrar estes 150 anos. Santos Dumont pensava que o avião deveria servir para unir as pessoas, encurtar as distâncias, e a ciência deveria ser usada a favor da humanidade e em benefício de todos. Era um homem idealista”, manifestou.

Fotos: Soldado Weber / IV COMAR